Parque Estadual Serra dos Reis

De acordo com os dados de área disponibilizados pelo CNUC (2018), existem em toda a Amazônia 51 Parques sob a égide das três esferas. Destas, apenas sete possuem área superior a 10 mil km². A maior delas, Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, localizada no Amapá, abrange uma área de 38.651 km², enquanto a menor, Parque Estadual Sumaúma, localizado em Manaus, possui apenas 0,53 km². Neste contexto, o PE Serra dos Reis, com área aproximada de 364 km² é a sexta unidade de conservação da categoria Parque na Amazônia. No estado de Rondônia, além da PE Serra dos Reis existem mais 7 Parques, elencados adiante.

ENFOQUE ESTADUAL

Zoneamento de Rondônia

De acordo com o Zoneamento Socioeconômico Ecológico de Rondônia (Lei Complementar n° 233, de 6 de junho de 2000) o PE Serra dos Reis está inserido na Zona 3, a qual é formada por um conjunto de áreas institucionais, constituídas por áreas protegidas, de uso restrito e controlado, previstas em lei e instituídas pelo poder executivo, somando 83.367,90 km2, equivalentes a 34,95 % da área total do Estado.

A Zona 3 é dividida em três subzonas conforme o uso permitido destas áreas. No caso específico da PE Serra dos Reis, a área onde ela se encontra é classificada como subzona 3.2, a qual é composta pelas áreas constituídas pelas Unidades de Conservação de Uso Indireto, abrangendo 23.752,50 km2 (9,96 % da área total do Estado), de acordo com o Art. 22 da Lei Complementar n°233, de 06 de junho de 2000. A utilização das áreas que compõe esta zona deve limitar-se às finalidades das unidades instituídas, tais como: Estações Ecológicas, Parques e Reservas Biológicas, Patrimônio Espeleológico, Reservas Particulares do Patrimônio Natural e outras categorias estabelecidas pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação.